6Resex

Minha primeira experiência na Amazônia foi plural!!! No trabalho de campo do doutorado em Ciências Sociais, visitei as seis Reservas Extrativistas (Resex) marcadas no mapa: 1. Alto Juruá – AC; 2. Chico Mendes – AC; 3. Rio Ouro Preto – RO; 4. Rio Cajari – AP; 5. Quilombo Frechal – MA; 6. Ciriaco – MA. Foram três viagens: no final de 2000, no meio de 2001 e no início de 2002. Além disso, fui algumas vezes para Brasília, sede do IBAMA, e visitei pessoas e instituições em cidades próximas das reservas e nas capitais estaduais correspondentes.




Criadas em 1990, as quatro primeiras Resex (1 a 4, no mapa) são as mais antigas e diretamente ligadas ao movimento dos seringueiros - dentre eles, o Chico Mendes. As outras duas fazem parte de um pacote de Reservas criadas às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92).

A exemplo do verificado com os seringueiros em outros Estados, o processo de desenvolvimento na região dos babaçuais (Ciriaco – MA) ocorreu em prejuízo dos extrativistas locais pois a implantação de fazendas de gado nas áreas de maior ocorrência da espécie impediu que as famílias coletoras exercessem sua atividade de forma livre. A Resex Quilombo de Frexal – MA, um remanescente de Quilombo, remete adicionalmente à diversidade de comunidades envolvidas com a proposta da Resex e à importância das mobilizações sociais na criação, organização e manutenção das unidades.

Há muitos causos desse tempo passado nas Resex mas, devo admitir, desde o doutorado não tive muito tempo para revisitar as memórias. Quem sabe com o blog... Ah! As postagens relativas ao trabalho de campo estão (estarão) marcadas como "6Resex".

A tese?! Garantir a terra, garantia da Terra? : reservas extrativistas na Amazonia Legal Brasileira

Campinas, janeiro de 2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário