verão-inverno

Entre 1996 e 1997, em um verão e em um inverno, realizei o trabalho de campo do meu mestrado em antropologia nos Lençóis Maranhenses. No mapa abaixo, a região por onde andei entre 20/7 e 14/9 de 1996 (verão) e entre 3/3 e 3/4 de 1997 (inverno).




Repetidas vezes realizei os seguintes roteiros, a partir da sede de Barreirinhas: (a) pelo rio Preguiças, de Barreirinhas a Atins, parando nas localidades ribeirinhas; (b) pela praia dos Lençóis, parando em acampamentos de pescadores; (c) da praia ao interior, atravessando as dunas e parando nas ilhas de vegetação dentro do parque; (d) pela borda do areal; (e) em direção ao interior; (f) em direção às outras sedes municipais/grandes localidades.

Fonte: O verão, o inverno e o inverso - Figura 4: Os deslocamentos pelo campo. 

Várias características 'objetivas' da região e de seus habitantes foram levadas em conta para a opção pelo local, conforme se pode ler na dissertação O verão, o universo e o inverso : sobre o modo de vida de comunidades residentes na região do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses .

Um motivo, provavelmente o mais importante, não está lá, mas o esboço aqui.

Foi em Barreirinhas, em 1992, que de forma singular senti a (ou tive consciência da) alteridade. A inquietante e libertadora sensação de ser eu, o outro. Num estalo! Eu estava no restaurante da pousada observando a rua pelos arcos das janelas, quando percebi ser eu o estranho naquela vida que fluía.
Vida pelos arcos. Tão próxima. Tão distante. O morto transportado na rede branca, as bicicletas estacionadas no meio-fio, animais pela rua, o fluxo desconexo das pessoas. O cachorro deita no meio do caminho; o carro que desvie. 4 bois passam pela contramão; logo surgem 2 vaqueiros à cavalo e chapéu de couro. A uma quadra daqui o Rio Preguiças, quase parando, finge-se de espelho azul. Tô no Maranhão, minha cultura é tão distante, inútil. [extraído do diário de viagem, 1992]


Poder retornar para a região em 1996-97 foi uma experiência sensacional, reconstrutora. Aprendi muito com tudo o que vivi ali, naqueles meses. Agora, com o blog, utilizo a tag verão-inverno para reunir relatos, fotos e vídeos, além do que está na dissertação e do que foi publicado no livro "o verão, o inverno e o invərso".

Caso tenha imagens mais recentes da região (mais antigas também!), entre em contato.

Campinas-SP, janeiro de 2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário